quinta-feira, 28 de junho de 2007

OS DEZ MANDAMENTOS (PARTE 9)

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo
Êxodo 20:16
O rei Salomão diz que os “lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor” (Pv 12:22). Uma “abominação” é algo odioso e revoltante.

O apóstolo Paulo não é menos enfático. Coloca os mentirosos na mesma lista com “parricidas e matricidas”, “impuros” e “raptadores” (1 Timóteo 1:9 e 10). O livro do Apocalipse une-se ao coro, advertindo-nos solenemente de que “o que pratica abominação e mentira” não terá parte na eternidade de Deus (Ap 21:27).

O que há de errado com uma mentirinha de vez em quando? Por que a Bíblia insiste tanto em que se diga a verdade?

1. A mentira destrói a liberdade e a dignidade das nossas vítimas – porque é sempre manipuladora. Mentindo para alguém, retiramos a sua capacidade de escolher racionalmente, de tomar uma decisão e de formar uma opinião com base em informações exatas. Isso significa que estamos tratando as pessoas com desprezo, como objetos a serem trapaceados e enganados para nossos próprios fins egoístas.

2. A mentira danifica a liberdade das pessoas que se envolvem com ela – porque rapidamente se enredam na teia de seu próprio engano e manipulação. Abraão Lincoln disse: “Nenhum homem tem memória suficientemente boa para torná-lo um mentiroso bem-sucedido”. Aqueles que dizem a verdade não precisam se policiar para evitar os buracos que cavaram para si mesmos. Porém, os mentirosos continuam cavando mais fundo ao mentir cada vez mais, na tentativa de cobrir as falsidades anteriores.

3. A mentira destrói a confiança – Às vezes, é possível enganar as pessoas, mas geralmente não por muito tempo. A desconfiança e a suspeita aumentam exponencialmente quando se descobre uma mentira. Ninguém confia num mentiroso. E ninguém é mais desconfiado que um mentiroso. Supõem que todas as pessoas sejam como elas.

4. A mentira destrói nossa relação com Deus – Essa pode ser a menor preocupação de alguém que se esforça para sair de uma enrascada. Mas, no fim, é o efeito mais devastador de todos.

Os cristãos primitivos, assim como as pessoas que seguem o Cordeiro nos últimos dias, entenderam o sentido do nono mandamento. Para eles, não dizer falso testemunho significa dar um testemunho destemido da verdade. E dessa maneira foram dignos seguidores de Jesus, que disse: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida” (Jo 14:6).
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Pastoreia a Comunidade Batista Água Viva em Curitiba, Paraná,
é escritor cristão e autor dos Livros "O PODER PASTORAL
e "POSSO SER FELIZ SIM!" da Editora Descoberta.

Nenhum comentário: