quinta-feira, 28 de junho de 2007

OS DEZ MANDAMENTOS (PARTE 8)

Não furtarás
Êxodo 20:15
Quero esclarecer o significado da palavra “furto” ou “roubo” e também explorar todos os tipos de furtos ou roubos possíveis.

(1) Furto – O tipo tradicional de furto significa tirar alguma coisa sem o consentimento do proprietário, tomar emprestado e não devolver, apropriar-se de algo sem pagar. (2) Cópia ilegal – Significa fazer uma cópia que prive o autor, artista e editor de seus direitos autorais, quer envolva material impresso, digital ou em qualquer outro formato. (3) Plágio – É apresentar a obra ou as respostas de outra pessoa como se fossem suas próprias, a fim de obter notas ou outros benefícios para si mesmo. (4) Manipulação de informação – Trata-se de obter ganho ou vantagem pessoal mediante o mentir, exagerar ou dizer menos do que toda a verdade. Inclui fraude, trapaça, falcatrua ou qualquer espécie de engano que resulte em dano ou perda a outra pessoa. (5) Calúnia, difamação – Significa privar os outros de sua reputação (bom nome) e do amor, respeito e estima que tem o direito de desfrutar. (6) Relaxamento no emprego – Inclui agir como barata tonta, ser injustificavelmente preguiçoso no horário de expediente, fazer menos do que o seu melhor no trabalho, chegar tarde e sair cedo. (7) Desperdício – É esbanjar ou usar mal o tempo ou material que pertence a outra pessoa. (8) Negligência – Inclui a atitude descuidada e outras formas de comportamento irresponsável que resulte em perda para outra pessoa. (9) Superfaturamento – É especular e cobrar o valor excessivo por algo quando o comprador não tem outra escolha a não ser aceitar. (10) Pagamento insuficiente – Significa pagar menos do que o valor justo por algo, quando o vendedor está em desvantagem. Ou pode envolver menos do que o salário justo quando o empregado está desesperado em busca de emprego. (11) Violência ou negligencia para com crianças – Pais que não cuidam devidamente dos filhos estão furtando deles algo que é seu por direito. Isso pode ser feito por pais ausentes ou viciados em trabalhos, bem como por pais que cometem agressão verbal, física ou sexual. (12) Infidelidade conjugal – Um cônjuge agressivo ou infiel, ou que abandone o lar, priva o companheiro fiel dos direitos outorgados pelo votos matrimoniais, incluindo satisfação sexual, apoio econômico, cooperação na criação e educação dos filhos. O adultério é um dos piores tipos de furto: é tirar algo a que não temos direito e que pertence exclusivamente a outra pessoa. (13) Seqüestro, escravidão, encarceramento indevido (Dt 24:7) – Ao contrário do que você possa crer, isso não é incomum hoje. Mulheres e crianças são traficadas constantemente. (14) Retenção do dízimo – Isso priva alguém da oportunidade de ouvir o evangelho, de encontrar paz, esperança e uma vida melhor.

A primeira regra bíblica contra o furto aparece em Gênesis 3:19 – “No suor do rosto comerás o teu pão”.

O ladrão deseja algo que não conquistou, algo que não é seu, algo pelo qual não tem o direito, não trabalhou para obtê-lo.

O apóstolo Paulo se expressa assim: “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado” (Ef 4:28).

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Pastoreia a Comunidade Batista Água Viva em Curitiba, Paraná,
é escritor cristão e autor dos Livros "O PODER PASTORAL
e "POSSO SER FELIZ SIM!" da Editora Descoberta.

Nenhum comentário: